Bem vindo ao

Blog do Ted

Home / Futebol Brasileiro / Começa hoje o Campeonato Brasileiro. O que esperar dos times?

Começa hoje o Campeonato Brasileiro. O que esperar dos times?

Imagem: www.cbf.com.br

Começa hoje o Campeonato Brasileiro de 2017. O torneio de futebol mais importante do país volta depois dos enfadonhos campeonatos estaduais. Acabou a moleza para a grande maioria dos times, que passaram o primeiro semestre enfrentando clubes com um investimento muito menor que os seus. Hora de tentar analisar um pouco e fazer previsões. O que seu time está disputando nesse campeonato?

FAVORITOS:

São 3 favoritos nesse início de campeonato: Flamengo, Atlético MG e Palmeiras. Os dois primeiros, inclusive, fazem a abertura do campeonato nesse sábado.

O atual campeão Brasileiro estreia no domingo, contra o Vasco. O time voltou a ser comandado por Cuca, treinador que trouxe o título de volta ao clube Paulista. O Palmeiras perdeu sua grande estrela, Gabriel Jesus, para o futebol Inglês. Mas segue forte ao trazer jogadores como Felipe Melo e o atacante Borja. Começa um pouco atrás dos outros dois justamente pela saída sabática de Cuca, que preferiu se afastar do comando do time para ficar com a família. Não durou muito tempo e ele já está de volta.

O Flamengo parece estar à frente dos demais, por mais tempo do trabalho de Zé Ricardo. A contusão de Diego é um grande problema ao time, que caiu muito desde sua lesão. Porém, a ótima fase de Guerreiro equilibra um pouco as coisas. Além disso, o time trouxe o Argentino Dario Conca, que deve estrear em breve. Falta um goleiro de verdade para poder cravar o Flamengo como super favorito. Não dá para entender como Muralha é um goleiro de seleção. É muito ruim.

Já o Galo tem algo que seus dois concorrentes não tem: poder de fogo. Contar com Fred e Robinho pode ser um diferencial. São dois jogadores extremamente decisivos, e isso pode sim fazer a diferença. Com a chegada do treinador Roger, o Atlético corrigiu o gravíssimo problema defensivo da última temporada. Em termos de elenco, perde para os outros dois. Mas não há como negar que é o time com os melhores talentos individuais do futebol Brasileiro.

CORREM POR FORA

Corinthians e Cruzeiro chegam cercados de expectativa no campeonato, por motivos distintos: o Timão surpreendeu o país após seu desmanche, iniciado ano passado, e a aposta no treinador Fábio Carille. Aposta também dentro de campo, em nomes como Jô e a volta de Jádson. Acabou dando certo. O comandante conseguiu formar um time competitivo, equilibrado e organizado. Jô voltou a fazer gols e Jádson é o maestro desse time. Talvez não suporte um campeonato longo, onde contusões e suspensões podem ser decisivas.

Já o Cruzeiro era a aposta óbvia no início do ano. O alto investimento, trazendo jogadores consagrados como Thiago Neves e Lucas Silva. No comando do time, o ex-treinador da seleção Mano Menezes. Apostava-se muito e o time decepcionou dentro de campo nesse primeiro semestre. Mas não dá para subestimar um time desses.

LIBERTADORES

Com as incríveis 6 vagas para a competição, aumentaram os candidatos que provavelmente vão lutar até a última rodada. Acredito que até seis times lutem pela última vaga (levando em consideração que os 5 times já citados devem ficar com as outras vagas). Grêmio, São Paulo, Santos, Botafogo, Fluminense e Atlético PR. Os dois times Cariocas mostraram um ótimo futebol nesse início de temporada. O Botafogo manteve o ótimo Jair Ventura no comando e vai fazendo uma boa campanha na Libertadores. Se dedicou exclusivamente à competição Sul-Americana, deixando o Carioca de lado. O Flu chegou à final do Carioca mostrando muita garra e velocidade com um time muito jovem. Abel Braga é um treinador experiente, que já venceu a competição. O Atlético PR e o Santos chegam desconfiados. Fizeram um ótimo Brasileiro ano passado, mas começaram a temporada decepcionando um pouco suas torcidas. O Grêmio de Renato Gaúcho não inspira nenhuma confiança, assim como o São Paulo de Rogério Ceni, mas tem jogadores que podem fazer a diferença.

MEIO DE TABELA

Times que não devem lutar por título, muito menos por vagas na Libertadores, mas também devem passar longe do sufoco do rebaixamento. Ponte Preta, Chapecoense Sport. A Ponte vem de um ótimo Campeonato Paulista, onde disputou o título com o Corinthians, mas perdeu seu centroavante para o Internacional. Por isso, não deve lutar por algo a mais. Um bom time, que pode até surpreender os favoritos em jogos ocasionais. A Chape, apesar da tragédia, conseguiu se reestruturar e não deve passar sufoco na série A. Não deve ir muito longe na Libertadores, o que dará mais tempo para pensar no Brasileiro. A força da Arena Condá ainda conta para conseguir pontos importantes dentro de casa. Já o Sport talvez estivesse no grupo dos times que lutam para não cair, mas tem em Diego Souza um jogador fundamental para uma campanha mais tranquila. Sem contar que o time já vem mais acostumado com o campeonato, desde que voltou à elite em 2014.

REBAIXAMENTO

São 6 times lutando para não cair: Bahia, Vitória, Vasco, Coritiba, Avaí e Atlético GO. Quase impossível imaginar que os 4 que cairão não fazem parte dessa lista ao fim do campeonato. Como disse, talvez o Sport possa fazer parte dessa lista. Avaí e Atlético GO devem fazer o papel de América MG e Santa Cruz na última edição. Candidatos a saco de pancadas, só um milagre poderia salvá-los. As outras duas vagas serão disputadas pelos dois times Baianos. Que o torcedor não se iluda: é um campeonato à parte. Perder para esses times significa realmente perder um confronto direto.

O Bahia voltou à série A e precisa se manter para ter um planejamento à longo prazo. Não dá para imaginar que do dia para a noite voltará a ser grande. Sem goleiro e sem centroavante, o Tricolor vai viver de acaso. O caso do Vitória ainda é mais assustador. Depois de se salvar na última rodada na temporada passada, o time não conta mais com Marinho, o salvador da pátria. Para piorar, o primeiro semestre foi jogado fora nas mãos de Argel. Agora, contratou (sem qualquer convicção) o diretor de futebol Petkovic para assumir o time principal. Como treinador, Pet nunca fez qualquer trabalho interessante. Aposta de altíssimo risco, que pode fazer com que o Leão perca pontos importantes no início do campeonato. Assustador.

O Vasco vem em declínio no futebol Brasileiro há alguns anos. Não é mais aquela força que nos acostumamos a ver. Por muito pouco não conseguiu voltar. Agora, aposta em um treinador inexperiente e um elenco cheio de medalhões para se manter na elite. Situação complicadíssima para o Cruz-maltino. Já o Coritiba vem namorando com o rebaixamento desde 2012. Bateu na trave nas duas últimas edições e não se reforçou o suficiente para ter um ano tranquilo. Também aposta em um treinador inexperiente e em jogadores veteranos como Kleber Gladiador e Alecsandro.

Façam suas apostas. Começou o Brasileirão!

twitter: @tedsimoes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>> <<