Bem vindo ao

Blog do Ted

Home / Futebol Brasileiro / O Vitória vai jogar a série A em 2017. Resta saber se terá Marinho. Sua permanência está cada vez mais difícil…

O Vitória vai jogar a série A em 2017. Resta saber se terá Marinho. Sua permanência está cada vez mais difícil…

dimarinho
Foto: http://www.ecvitoria.com.br

Foto: http://www.ecvitoria.com.br

11 minutos do primeiro tempo. Marinho pega a bola pela direita, passa pelo primeiro, pelo segundo e se aproxima do gol. Passa voando pelo terceiro e invade a área. Mais um drible e uma bomba no meio do gol. Foi um daqueles Golaços, com G maiúsculo mesmo. Além da beleza, o gol foi mais que importante pro time rubro-negro. Foi um passo gigantesco contra o rebaixamento. 3 pontos que podem ter definido a permanência do Leão na série A. Aliás, o Vitória poderia mudar seu mascote para o leão marinho, em homenagem ao camisa 7 do time. Marinho não é apenas o melhor jogador do rubro-negro: é um dos cinco melhores da competição.

O Vitória entrou em campo pressionado. Mesmo com a vantagem de jogar depois do Inter, é complicado entrar sabendo que precisaria ganhar. Ainda mais no Couto Pereira, onde os times Baianos geralmente perdem. O estádio sempre foi uma pedra no sapato da dupla BAVI.

Mas o time começou muito bem. Desde o início pressionando a saída de bola e buscando o gol. Por pouco Kieza não abriu o placar em cruzamento de Marinho. Logo depois veio a pintura do jogo, do próprio Marinho. Um daqueles gols que a torcida rubro-negra vai lembrar por um bom tempo. O golaço do camisa 7 deu uma tranquilidade maior ao time, que continuava buscando o jogo. No segundo tempo o Coritiba apertou a marcação e saiu em busca do empate. Fernando Miguel fez defesas importantíssimas e garantiu o resultado. No fim do jogo Thiago Real teve uma boa oportunidade, mas parou no ex-goleiro do Leão, Wilson.

O Vitória agora precisa de uma combinação “espírita” para ser rebaixado. Sport e Inter precisam vencer e torcer por uma derrota do rubro negro. Além disso, o Inter precisa tirar o saldo de 6 gols. Ou seja, o Vitória pode até mesmo perder e o Inter vencer que o saldo de gols salva o clube do rebaixamento.

Façamos um conta simples: Caso perca por dois gols contra o Palmeiras, o time Gaúcho precisa fazer quatro para se livrar. Joga contra o Fluminense no Rio. A única vez que o Inter conseguiu vencer por 4 gols nesse ano foi no campeonato Gaúcho, contra o Cruzeiro-RS. O time tem o terceiro pior ataque da competição, apenas à frente dos rebaixados Figueirense e América. A missão é quase impossível. Em compensação, o Vitória tem a 4ª pior campanha em casa. O torcedor colorado pode desistir de passar o rubro-negro Baiano. Se tem alguma chance de se salvar, é em cima do rubro-negro Pernambucano, que pega o rebaixado Figueirense em casa. Jogo fácil.

O Vitória já pode começar o planejamento para o próximo ano. Apesar de não ter brilhado no Brasileirão, o time deixou uma boa base. Precisa reforçar o setor defensivo com muita urgência. O miolo da zaga foi o grande responsável pela situação de risco de rebaixamento. O único destaque positivo são as boas atuações de Euller nessa reta final. Contra o Coritiba foi um dos melhores em campo. Jogou com autoridade, desarmando bem e chegando com perigo no ataque. Willian Farias foi o dono do meio de campo. Marcelo e Cárdenas alternaram bons e maus momentos, mas são peças interessantes. Kieza e Zé Love também viveram na gangorra. E Marinho foi monstruoso. Não é exagero nenhum dizer que o atacante carregou o time nas costas em muitos momentos. Só nos últimos cinco jogos, foram 6 gols e 3 assistências.

E é isso que vem preocupando o torcedor. As sondagens já começaram a aparecer. Botafogo, Flamengo e agora surge o  interesse do Palmeiras em contar com o jogador na próxima temporada. Vale lembrar que o time Baiano tem 60% do passe do atleta. É óbvio que não vai querer se desfazer da sua principal estrela do time. Mas quando o jogador resolve sair, é difícil segurar. Na verdade, quando o empresário resolve colocar na cabeça do jogador que ele tem que sair, é difícil segurar. O grande mal do futebol moderno.

A situação financeira do Vitória não é caótica, segundo informações de dentro do clube. Inclusive existe um boato que o time tem R$35 milhões em caixa, nunca negado pelo conselho fiscal. Se realmente existir, dá pra investir num time muito mais forte para 2017. Sonhar até com o novo G6, que facilitou o acesso à Libertadores.

Argel deve continuar no comando do time. O treinador que chegou com a missão de tirar o time do rebaixamento tem um perfil que não me agrada, mas que funciona exatamente nessas ocasiões. O Vitória sofreu 14 gols em 13 jogos desde a sua chegada. Com Mancini, foram 37 gols em 24 jogos. Argel ajustou o sistema defensivo e até mesmo o contestado Victor Ramos melhorou desde a sua chegada. Se o torcedor quer um time de muita pegada e pouca criatividade, ele é o técnico certo para o trabalho. O problema é a dependência nos lampejos do craque. Se Marinho sair, o torcedor vai confiar em Zé Love e Kieza para criar as situações de gol pro time? Duvido muito.

No momento, a permanência do camisa 7 é a grande dúvida na cabeça dos dirigentes do Vitória, que está bem próximo da sua eleição. Situação e oposição disputam o pleito em meio a graves acusações de todos os lados. Em comum, só a obrigação de manter Marinho, que é a prioridade máxima de qualquer rubro-negro. Ele é o fator chave para o planejamento do clube em 2017. Sem ele, a coisa pode ficar muito feia. Afinal, Di Marinho manteve o Leão na primeira divisão.

Twitter: @tedsimoes

12 thoughts on “O Vitória vai jogar a série A em 2017. Resta saber se terá Marinho. Sua permanência está cada vez mais difícil…”
  1. Elton 29 de novembro de 2016 on 13:26 Responder

    O Palmeiras vai enfiar 5 x 0

    • Lula 29 de novembro de 2016 on 18:17 Responder

      No chinelo maricota

    • Fabios 1 de dezembro de 2016 on 14:28 Responder

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………

    • Alex 1 de dezembro de 2016 on 18:01 Responder

      Deixa Elton, estão cantando antes da hora… deixa!

    • Sidney 1 de dezembro de 2016 on 19:58 Responder

      Um vidente!!!
      Me dê os números da megassena irmão!

    • Leão 2 de dezembro de 2016 on 03:41 Responder

      E o Inter vai tomar 1 x 0 com gol ilegal aos 47 do segundo tempo pra matar um cardume inteiro de sardinhas!

  2. Jose 30 de novembro de 2016 on 09:45 Responder

    Va agradecer o Oeste sardinha podre………

  3. Nilton Neves 1 de dezembro de 2016 on 17:19 Responder

    KKKK, quando ainda disputava alguma coisa e diante da sua torcida, o Palmeiras não passou de um suado 2 x 1, agora vai golear. Só na cabeça de um tricolor mesmo ! kkkk

  4. Valter Santos 2 de dezembro de 2016 on 11:55 Responder

    Quero ver o vice na segundona.

  5. Valter Santos 2 de dezembro de 2016 on 11:58 Responder

    Palmeiras 4 a zero e o Inter vai golear o Fluminense, Sport ganha do rebaixado Fig. Vamos vice pra segundona.

  6. Aline 3 de dezembro de 2016 on 18:44 Responder

    Vitória, meu time do coração. Negooooo

  7. Silvia 2 de fevereiro de 2017 on 21:30 Responder

    Interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>> <<