Bem vindo ao

Blog do Ted

Home / Futebol Brasileiro / Fim de semana excelente pro futebol Baiano. Será que teremos dois representantes na série A em 2017?

Fim de semana excelente pro futebol Baiano. Será que teremos dois representantes na série A em 2017?

escudos-bahia-vitoria-bavi

Dois jogos distintos, mas que animaram de vez o torcedor Baiano. Nessa reta final das séries A e B do futebol Brasileiro, Vitória e Bahia conseguiram resultados importantes e contaram com tropeços dos rivais. Parece que finalmente, a sorte voltou a sorrir pros clubes Baianos.

Na sexta o Bahia foi a Goiânia enfrentar o Vila Nova, pela 34ª rodada da Série B. Logo no início do jogo Juninho abriu o placar numa bela jogada ensaiada numa cobrança de falta. A nação tricolor que estava em bom número no Serra Dourada comemorou e esperava por uma goleada. Mas o que vimos foi um Bahia com uma sorte acima da média.

O time de Guto Ferreira recuou demais e deu muito espaço ao Vila Nova, que foi pra cima. Mesmo com um a mais durante boa parte do jogo, podemos dizer que o Bahia tomou uma pressão que poderia ter sido evitada. Foram pelo menos três chances claras de gol para o time Goiano. Um deles, sem goleiro. O santo do Bahia estava forte e fez o time finalmente vencer fora de casa, depois de 74 dias. Foi apenas o terceiro triunfo do Bahia longe dos seus domínios.

Nesse domingo foi a vez do Vitória voltar a vencer no Barradão, com bela presença da nação rubro negra. Mais de 20 mil torcedores empurraram o time do início ao fim. E logo no início do jogo, o show começou. Marinho estava naqueles dias. Todo mundo já cansou de saber que a Marinhodependência é o grande problema do time rubro negro. No caso de hoje, foi a solução. Mas quando ele não joga, a torcida sabe que é difícil. Por sorte, “Di Marinho” estava iluminado. Teve uma das melhores apresentações individuais desse Brasileirão. No sábado, a imprensa Paulista destacou a atuação de Cueva, na goleada do São Paulo contra o Corínthians, como destaque da rodada. Deveriam ter esperado um pouco mais. Marinho não só foi melhor, como finalizou marcando um dos gols mais bonitos do campeonato. Uma pintura no Barradão.

Agora faltam quatro jogos pra decidir o futuro dos times Baianos em 2017. A situação dos dois times é complicada: precisam vencer ao menos três jogos e contar com tropeços dos adversários pra garantir a tão sonhada vaga na elite do futebol Brasileiro. Ao menos, ambos só dependem de suas forças. Vencendo os últimos jogos, garantem a vaga sem precisar fazer contas.

A situação do Bahia parece ser menos complicada. Pega dois times que estão no Z4 em casa: o lanterna Sampaio Correia e o Bragantino. Visita o Luverdense com chances remotas de acesso e o virtual campeão Atlético Goianiense na última rodada. Se até lá o time Goiano garantir o título, pode jogar sem maiores pretensões. O acesso pode ser garantido já na próxima rodada. Além disso, confrontos diretos também ajudam a vida do Bahia. Só não pode contar com a sorte em todas as rodadas. Precisa jogar futebol e matar o jogo, ao contrário do que fez na sexta.

A situacão do Vitória inspira cuidados. O time visita dois adversários duríssimos: o vice líder Santos, dono da segunda melhor campanha em casa, e o Coritiba, adversário direto na luta contra o rebaixamento. Nos últimos 5 confrontos entre as equipes no Couto Pereira, o desempenho não é nada animador: O leão perdeu 4 jogos e empatou um. É torcer pra mais um dia iluminado de Marinho. Já em casa, o Vitória pega o Figueirense quase rebaixado e na última rodada o líder Palmeiras. Assim como o Bahia, o Vitória pode jogar contra o campeão na última rodada. Torcer pra isso acontecer é obrigação ao torcedor Baiano. Com o título confirmado, as equipes podem tirar o pé do acelerador.

Os dois times precisam se concentrar nos objetivos que parecem ser distintos, mas são bem iguais: colocar o futebol Baiano no maior patamar do futebol Brasileiro. Apesar da situação política do Bahia não ser tão conturbada, críticas ao presidente Marcelo Sant’ana por sua viagem ao exterior num momento tão complicado do time gerou insatisfação no torcedor tricolor. Já o Vitória vive uma guerra política sem fim, com as eleições do clube se aproximando. Esse é o exato momento de não deixar isso chegar no time. Argel precisa blindar seus jogadores nessa fase final do campeonato.

3 thoughts on “Fim de semana excelente pro futebol Baiano. Será que teremos dois representantes na série A em 2017?”
  1. Elton 7 de novembro de 2016 on 15:04 Responder

    Tá faltando alguma coisa em um dos escudas que ilustra a reportagem…

  2. Elton 7 de novembro de 2016 on 15:06 Responder

    *escudos

  3. Jorge Freitas 8 de novembro de 2016 on 09:02 Responder

    Concordo plenamente Elton!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>> <<